Pesquisa
Filters
Fechar

Roedores

Ratazana (Rattus norvegicus)

Possuem o focinho arredondado, orelhas pequenas que não chegam aos olhos quando se dobram para a frente, olhos pequenos e a cauda é mais curta que a cabeça e o corpo combinados.

Vivem em túneis, sótãos e esgotos; nas povoações e em celeiros, canais de água, junto a lixeiras, silos, etc. São mais activas durante a noite, são fortes, agressivas, muito ágeis, trepam habilmente e conseguem mesmo subir pelas paredes mais lisas, nadam muito bem, são boas saltadoras e sabem cavar embora não com muita perseverança. Possuem o ouvido, o olfacto e o gosto muito desenvolvidos, são inteligentes e muito desconfiadas.

São omnívoras, comem de tudo, especialmente os alimentos e as bebidas mais habituais do Homem. Devoram resíduos muito imundos, não recusando carne em putrefacção de outros animais. Roem tudo o que encontram e não podem devorar.

Instalam-se nas proximidades do Homem onde sabem que vão encontrar comida; habitam nos lugares mais infectados e sujam outros de propósito para viver neles.

Produtos sugeridos:


 

Rato dos telhados (Rattus rattus)

Possui o focinho pontiagudo e orelhas grandes que cobrem os olhos quando se dobram para a frente, a cauda é mais fina e maior do que a cauda da ratazana e o seu pelo é escuro.

É um roedor muito ágil, com grande capacidade trepadora, pelo que pode ser encontrado em celeiros, telhados, águas furtadas, vigas, etc.

Também tem hábitos nocturnos e possui um amplo campo de movimentação, tanto no interior como no exterior. É menos agressiva e invasora que a ratazana.

É omnívoro na sua alimentação, sendo muito voraz este animal alimenta-se principalmente de substâncias vegetais tais como sementes, verduras frescas e fruta, embora quando é necessário come quase tudo o que está ao seu alcance.

Produtos sugeridos:


 

Rato doméstico (Mus musculus)

Possui o focinho pontiagudo, orelhas grandes, olhos muito pequenos e a cauda é aproximadamente do tamanho do corpo.

Correm velozmente e trepam muito bem, sabem saltar e fazer piruetas, mostrando uma incrível resistência à fadiga. É também um bom nadador embora não goste de água, evitando-a.

É omnívoro, embora seja muito apreciador de grãos. É muito voraz e mostra preferência pelas substâncias açucaradas, o leite, queijo, carne, gordura, bebidas doces e alcoólicas, fruta e grãos, escolhendo sempre o alimento de melhor qualidade sempre que lhe for possível. Acumula todo o alimento que pode no seu esconderijo, mostrando-se incansável nessa tarefa. Bebem muito pouca água.

Vivem no interior dos edifícios, preferindo os lugares secos,. Constróem os ninhos em lugares como armários, paredes, trajes velhos, papel acumulado, etc. Possuem um raio de acção muito pequeno. São encontrados em todo o mundo, tanto no meio rural como no meio urbano. São mais activos durante a noite, altura em que recolhem a comida.

Roem tudo, pelo que provocam danos bastante dispendiosos. Quanto mais sedentos estão, mais roem.

Produtos sugeridos: